Secretaria Municipal de Agricultura participa de Encontro de Produtores Rurais em Glória D´Oeste

Por Secretaria de Agricultura

A Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, através da Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO), participou do Encontro de Produtores Rurais no município de Glória D´Oeste-MT.

O evento ocorreu no último dia 03 de março, no Salão de Múltiplo Uso, localizado na sede do município. O encontro foi organizado pela Secretaria Municipal de Agricultura do município, em parceria com a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (EMPAER/MT), Consórcio Intermunicipal Complexo Nascentes do Pantanal, Sindicato Rural de São José dos Quatro Marcos e SENAR/MT.

Mais de 100 pessoas participaram do evento, entre produtores rurais, extensionistas rurais, secretários de agricultura, prefeitos e vereadores da região Oeste do Estado. Estiveram representando São José dos Quatro Marcos, o Secretário Municipal de Agricultura Vagner Meira Teixeira, o chefe do Departamento de Meio Ambiente, Robson dos Santos de Andrade, o Técnico em Agropecuária Gleison Guerra Rodrigues e o Veterinário, além do Técnico em Agropecuária Alessandro Casado da Silva, que esteve no evento representando o Sindicato Rural de São José dos Quatro Marcos.

Vagner Meira, Secretário Municipal, afirmou que o encontro trouxe bastante informações técnicas úteis para o desenvolvimento do setor agropecuário do município de Glória e região, sendo um espaço importante para troca de conhecimentos e experiências entre produtores e técnicos do ramo. Ele afirma, que o município de São José dos Quatro Marcos realizará um encontro similar durante da programação da Semana Municipal da Agricultura Familiar, que ocorrerá no mês de junho de 2023.

Ao todo, foram realizadas cinco palestras entre as 9h às 12h, sendo a primeira sobre: As substâncias húmicas (ácido húmico e fúlvico) com Eduardo Vieira da empresa New World, o Cultivo do Sorgo Gigante Boliviano, com o Técnico em Agropecuária Walmir Garcia da EMPAER; Fornecimento de Sorgo para Bovinos de Leite Laura com a Médica Veterinária Laura Peixoto de Arruda da EMPAER, e Regularização Sanitária de Agroindústrias, com a Médica Veterinária Carolina Ferrari do Consórcio Complexo Nascentes do Pantanal.

O evento contou com a participação da prefeita municipal de Glória D’Oeste, Gheysa Maria Bonfim Borgato, o prefeito de Curvelândia e presidente do Consórcio Complexo Nascentes do Pantanal, Jadilson Alves de Souza, Secretários de Agricultura dos municípios de São José dos Quatro Marcos, Salto do Céu, Mirassol D’Oeste e Curvelândia, vereadores, Coordenador Regional da Empaer em Cáceres, Jackson Ferreira, representantes do Banco do Brasil, Sicredi e outros.